Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler

Adivinhem quem vai começar mais um post pedindo desculpas? EU! No post anterior eu disse que postaria uma resenha na semana passada inclusive pedi a opinião dos leitores para o post, porém na correria eu não consegui postar (achei que as pessoas estavam brincando quando diziam que o curso de Arquitetura nos consome muito). Falarei sobre o livro A Menina Que Não Sabia Ler, um ótimo livro para pessoas que não são fãs de finais muito felizes e peças que se encaixam perfeitamente. Como assim "peças que se encaixam perfeitamente"? Acontece que o final do livro não é muito esclarecedor, não tem aquele clímax.

Foto: Depois do Para Sempre
Sinopse 

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

O título original era Florence and Giles, mas ao traduzirem o mudaram para A Menina Que Não Sabia Ler. Pelo título, fiquei imaginando que contaria a história de Florence enquanto aprendia a ler e depois ela ensinava a seu irmão. Mas não foi bem isto. Florence já sabia ler o que, por sinal, aprendeu sozinha. E, sim, ela ensinou seu irmão. O livro possui lá suas semelhanças com A Menina Que Roubava Livros, não só pelo título, mas principalmente pela relação clandestina entre a personagem principal e a biblioteca.

Gostei bastante da narrativa, mas não gostei muito de seu conteúdo. Então merece três estrelinhas!

Nenhum comentário

Postar um comentário