Diário de uma R.A.: Substituindo os alimentos



Já tem um bom tempo que não posto nada sobre a minha R.A. mas é que eu tive que parar com a academia por falta de tempo livre mas isso eu já estou resolvendo, logo logo terá um post sobre academia aqui no blog e a minha R.A. não estava tão regrada assim (férias, natal, reveillon, meu aniversário...) mas isso também já foi resolvido. Bom, a Reeducação Alimentar é o mais recomendado pra você que quer emagrecer e ter uma vida saudável por um longo período de tempo, pois não deixamos de comer nada e sim fazemos substituições estratégicas para saciar a nossa fome. Já falei nesse post aqui sobre a dieta que a minha endocrinologista me passou, mas eu não sigo ela a risca não, a uso de base para ter uma alimentação saudável. Hoje vou falar sobre as substituições que eu fiz.

Doces por Gelatina - Eu comia doce todos os dias nem que fosse uma pequena porção, então comecei a substituir por gelatina, e nem é da diet ou light não aquelas comuns mesmo. Como de uma a duas taças por dia (após o almoço e/ou na ceia).

Leite Integral por Desnatado/Soja - Eu tenho alergia a leite de vaca então eu consumia o de cabra (quando eu queria, porque eu também consumia o de vaca as vezes haha), mas ele é ultra gorduroso então o substitui pelo de soja. Mas se você não tiver nenhuma intolerância substitua o leite integral pelo desnatado, a diferença de preço é baixíssima de 0,10 á 0,50 e o teor calórico é bem menor.

Refrigerante por Sucos Naturais/Água - Eu literalmente deletei o refrigerante da minha vida, ele tem uma quantidade de sódio absurda! Eu prefiro tomar água ou sucos naturais mas quando estou com vontade de algo com gosto e não tem a opção de suco natural eu peço aqueles "sucos" de copinho (ativ pluss, guaravita...) que não tem uma quantidade significativa de sódio e substitui bem o refrigerante, mas ainda sim prefiro o suco natural ou a água.

Arroz e Feijão por Frutas e Legumes - Não, eu não cortei o arroz e feijão da minha alimentação como fiz com o refrigerante, eu simplesmente diminui a quantidade e substitui por verduras e legumes para me sentir saciada (Ex.: 5 col. de arroz e uma concha de feijão por 3/2 col. de arroz, 2 col. de feijão e 2 col. de legumes e verduras á vontade).

Manteiga por Margarina Becel - Eu não sei se existe outra marca de margarina que tenha os benefícios da Becel, mas como eu consumo e só sei essa decidi compartilhar a marca. Você pode substituir também por creme de ricota e polenguinho light.

Queijos por Ricota - Eu sei que ricota também é queijo (dããããããã) mas vocês me entenderam né? Tem quem não goste de ricota por achar sem gosto e realmente ela tem um gosto bem suave, mas eu adoro e o valor calórico é bem menor do que dos outros queijos.

Presunto/Mortadela por Peito de Peru: O peito de peru é bem mais caro que a mortadela e o presunto mas o valor calórico é bem menor, e se você for comprar só pro próprio consumo não gastará tanto assim. Eu geralmente consumo de 200 á 500 gramas por mês, porque eu vou mudando a minha alimentação todos os dias então acaba que não como os mesmo alimentos sempre.

Carne Vermelha por Frango/Peixe - Essa substituição foi a mais fácil de todas, pois eu AMO frango e não sou muito fã de carne vermelha só de bife de fígado (sim, eu gosto de fígado hmmm) e no churrasco mesmo. Como frango grelhado de 5 á 6 vezes na semana e deixo a carne vermelha pro sábado e/ou pro domingo. Carne de porco eu também cortei de vez da minha alimentação.

Hambúrguer/Salgados por Sanduíche Natural - Confesso que nunca fui muito de exagerar no arroz e feijão, mas já nos doces, hambúrguer e salgados eu me acabava, então quando vou sair pra lanchar com os meus amigos/família ao invés de pedir os lanches mais gordurosos e suculentos eu peço um sanduíche natural (geralmente de frango ou ricota com peito de peru).

Essas foram algumas das substituições que fiz na minha alimentação, uma dica muito importante é comer de 3 em 3 horas e em pequenas quantidades para manter o metabolismo acelerado e evitar exageros na refeição seguinte. Eu como sim hambúrguer, salgadinho, pizza mas uma vez ao mês, duas no máximo e doce uma pequena porção uma vez na semana. Como eu disse na Reeducação Alimentar você não deixa de comer nada, mas aprende a comer com sabedoria.

"Você come pra viver, não vive pra comer."







2 comentários

  1. Adorei o post. Também substitui doces por gelatina na maioria das vezes.
    Gosto muito de trocar refrigerante por sucos, acho bem importante isso.

    Beijos, já estou seguindo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom né? Não só esteticamente mais pra nossa saúde principalmente!
      Eu também já estou te seguindo flor :)
      Beijos e obrigada pela visita *-*

      Excluir